A 22ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, que transcorreu na semana passada no São Paulo Expo, mostrou que as montadoras de caminhões estão otimistas quanto à efetiva retomada dos negócios.
A feira reuniu empresas nacionais e estrangeiras, representadas por cerca de 450 marcas. Além das fabricantes de caminhões, indústrias de implementos rodoviários, produtores de componentes e insumos e prestadores de serviços também expuseram na Fenatran 2019.
Para os executivos das montadoras, é bastante provável que as vendas internas este ano superem as 100 mil unidades. De janeiro a setembro, o mercado total de caminhões cresceu 40% diante de igual período de 2018, somando 74,2 mil unidades, para uma produção de 87 mil caminhões.
Os fabricantes de implementos rodoviários também se mostraram otimistas. De acordo com Norberto Fabris, presidente da Anfir – Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários, é esperado um volume de vendas este ano de 110 mil unidades, incremento de praticamente 50% sobre 2018, puxado pelos equipamentos pesados, que atendem em boa parte o agronegócio.
Todas as montadoras aproveitaram para exibir na Fenatran novos modelos de caminhões. Além de maior segurança, robustez e design arrojado, eles se destacam pela maior conectividade. São veículos mais “inteligentes” e capazes de atender melhor as diferentes necessidades dos consumidores.
A alemã Mercedes-Benz apresentou, por exemplo, o Novo Actros, primeiro caminhão da América Latina a substituir retrovisores convencionais por versões digitais. A empresa também exibiu os seus dois modelos autônomos que operam no recolhimento da cana, o Axor e o Atego.
Já a Volkswagen Caminhões, também alemã, mostrou a solução da companhia para produzir em Resende (RJ) o primeiro caminhão elétrico do Brasil, o Delivery, que começará a ser produzido em série em 2020, com as primeiras entregas previstas para o segundo semestre. Segundo o presidente da companhia, Roberto Cortes, o primeiro cliente será a cervejaria Ambev, que irá adquirir 1,6 mil unidades.
Por seu turno, a holandesa DAF lançou a versão nacional da linha CF, o CF85, semipesado com chassi rígido. O veículo será produzido na fábrica de Ponta Grossa (PR). Na Fenatran, a empresa ainda confirmou um investimento de R$ 100 milhões na construção de um centro de distribuição de peças junto à planta industrial.
“É uma necessidade, porque estamos vendendo bem”, disse o diretor comercial da DAF, Luis Gambini, segundo quem de janeiro a setembro a marca vendeu 2,4 mil unidades, crescimento de 42% sobre igual período de 2018. O volume já supera os 2,3 mil veículos emplacados ao longo do ano passado, que representaram 5,9% do segmento de caminhões pesados.
A Volvo, empresa de origem sueca, quis marcar as quatro décadas de atuação no país com o lançamento da edição especial do modelo FH 40 anos, com todos os itens de conforto, conectividade e segurança. Wilson Lirmann, presidente da montadora para a América Latina, destacou que a projeção é de crescer 45% neste ano, o que faz do Brasil o segundo maior mercado para a marca depois dos EUA.
A também sueca Scania apresentou o modelo AXL, autônomo e sem cabine. Atuando por meio de acompanhamento remoto, o modelo chega para atender inicialmente o setor de mineração. A empresa também confirmou o início das vendas no país de caminhões movidos a gás.
Já a principal novidade da italiana Iveco foi o lançamento da nova família Daily, com foco em design, conforto, tecnologia e desempenho. Sem adaptações, o modelo que chega ao Brasil em 2020 é o mesmo lançado na Europa em abril. O diretor comercial da marca, Ricardo Barion, estima crescimento de 30% neste ano e mais 15% em 2020. “Vivemos, sem dúvida, um bom momento no país”, afirmou o executivo.
Fonte: http://www.usinagem-brasil.com.br/14517-fabricantes-de-caminhoes-demonstram-otimismo-com-retomada/pa-1/